sexta-feira, 22 de abril de 2016

CINEDDDANÇA 2016 :: CINEMA SÃO LUIZ :: 25/04 :: BOA VISTA-RECIFE-BRASIL.


Como uma forma de estreitar os laços entre artistas do cinema e da dança e unir forças de resistência artística e cultural na cidade, o cineDDDança é uma ação que ocorre dentro do DDDança, evento que celebra o Dia Internacional da Dança no Recife.
No cineDDDança no Cinema São Luiz será realizada uma mostra com curtos filmes que dialogam com dança independente do gênero. São filmes que desafiam categorização, e que apresentam olhares diversos sobre o corpo filmado. Logo após a sessão, será realizado um debate com alguns dos realizadores. Até lá!

A entrada é gratuita.

PROGRAMAÇÃO (duração 71min)

Xirê (2013, PE, 16min), de Marcelo Pinheiro
Sinopse: Uma viagem sensorial que evoca o ancestral do homem africano, que, pisando o continente sul-americano, imprime seu ritual religioso, espiritual e corporal. O filme acompanha a trajetória do personagem em sua preparação espiritual no Candomblé para o desfile do seu Afoxé no carnaval.

Action Painting Nº 1/Nº 2 (2014, SP, 7min), de Krefer + Turca
Sinopse: Sexo como um gesto criativo mútuo.

No Seu Giro, Corpo Leve (2014, BA, 5min), de Camila Camila, Letícia Ribeiro e Ohana Souza
Sinopse: Explorar os espaços urbanos da cidade de Cachoeira através da dança.

Viajantes Noite Adentro / Travellers Into The Night (2015, Holanda, 10min), de Ena Sendijarevic
Sinopse: Uma mulher trabalha a noite num posto de gasolina. Pessoas desconhecidas entram e saem em sua rotina, a deixando em sua própria bolha. Até que um dia, um estranho especial chega.

Mar Invisível (2015, MA, 5min), de Anderson Leão
Sinopse: Inspirado nas poesias de Zila Mamede, o vídeodança se apropria das palavras, imagens e conjuntura poética nordestina para a contemporaneidade livre da obra.

Rebu (2012, PE, 4min), de Breno César e Marcelo Sena (Cia. Etc.)
Sinopse: Confusão, tumulto, rebuliço. Rebu é também uma cor de esmalte. Uma videodança que toma a parte pelo todo, o exagero pelo sutil. Uma mistura que faz do corpo um caleidoscópio do universo pop, ao avesso.

Fora do Chão / Off Ground (2013, Holanda, 12min) de Boudewijn Koole
Sinopse: Uma videodança sobre um garoto e sua mãe doente. O filme explora a transição de um estado de consciência para outro.

Faz Que Vai (2015, PE, 12min), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca
Sinopse: Tomando o nome de um passo de Frevo que simula um momento de instabilidade, FAZ QUE VAI retrata quatro bailarinos em seus modos de articular uma forma de tradição popular em questões sócio-econômicas e de gênero.

20:11h - Debate com realizadores

O CineDDDança faz parte da programação do DDDança, que é uma teia de ações co-realizada pela classe artística, pelo Governo do Estado, Funarte/MinC e voltada para a reflexão e o fortalecimento da dança em Pernambuco e no Brasil.

CineDDDança 2016
Segunda-feira dia 25 de abril à 19h.
Entrada gratuita.

Cinema São Luiz 
Rua da Aurora, 175 - Boa Vista - Recife
C/O: D.D.Dança
Divulgação: Bettie Page
Fotos: Divulgação.