quarta-feira, 25 de novembro de 2015

FRANCISCO BRENNAND CALENDÁRIO 2016 & EXPOSIÇÃO COLETIVA de NATAL :: SHOPPING da DECORAÇÃO :: 26/11 :: BOA VIAGEM-RECIFE-BRASIL.


E ele gritou: sou um lobo!
Mas a Chapeuzinho, nada.
E ele gritou: sou um lobo!
Chapeuzinho deu risada. Chico Buarque.

Não é de hoje que Brennand tem grande fascínio pelos contos e lendas interpretados em seus mais profundos e diversos significados. Chapeuzinho Vermelho é um dos temas eleitos em sua pintura, que aborda com clareza a importância da passagem da mulher no universo.
No Calendário de 2016, Brennand, elege exatamente o tema da Chapeuzinho e do Lobo Mau - figuras que apesar de habitarem nosso imaginário infantil em sua mais simplória maneira, dão possibilidades mutatórias nos significados e representações artísticas. No calendário, cada mês, um recorte criado pelo artista é narrado numa sucessão de rabiscos ou pinceladas que revelam os desenhos da série, somado mais de quarenta quadros, alguns deles, estarão presentes em nossa exposição!

Entre pinturas em acrílico sobre duratex e tela, como também os desenhos com a técnica mista, bastão aquarelado sobre papel, tiveram seu primeiro quadro pintado em 1995 e o último deste ano, 2015, ou seja, a série está fazendo aniversário, já tem 20 anos!

Além de pinturas do mestre Brennand, a exposição conta com a participação de Reynaldo Fonseca, João Câmara, José Cláudio, Gil Vicente, Roberto Ploeg, Maria Carmem, Edson Menezes, Rinaldo, Dieter, Antonio Mendes e Álvaro Caldas.

O Calendário poderá ser adquirido já na noite de abertura aos interessados e continuará à venda no Espaço Brennand, em Boa Viagem, local de abertura da exposição, e também na loja-café da Oficina Cerâmica Francisco Brennand, na Várzea, local de trabalho do artista.

"Chapeuzinho Vermelho com todas as suas façanhas e inúmeras versões – inclusive as mais cruéis oriundas ainda da Idade Média – representa o feroz despertar do amor nas adolescentes. Muitas vezes essa paixão é tão lupina e voraz quanto o próprio lobo." Francisco Brennand
.
Com curadoria de Pedro Frederico, na galeria "Espaço Brennand", nesta próxima quinta-feira dia 26 de novembro às 18:30h, convida para o lançamento do "Calendário Brennand 2016" e para a "Exposição Coletiva de Natal"
.
Espaço Brennand.
Shopping da Decoração
Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 1.274 - Boa Viagem - Recife.
Info: +55-81-3325.0025 / 3325.1200
C/O: Helena Viktoria Brennand
Fotos: Divulgação.


“O Lobo, da série Chapeuzinho Vermelho", 1995 - Acrílica sobre duratex, 110 x 80 cm