terça-feira, 15 de setembro de 2015

BIENALE INTERNAZIONALE D'ARTE :: EUGÊNIA HARTEN :: GALLERIA ARTSTUDIO 38 :: 16/09 :: MILANO-ITALIA.


Inaugura nesta terça-feira em Milão, a Bienal de Arte com curadoria do critico de arte Giorgio Grasso.


A artista Plástica pernambucana de Recife Eugênia Harten foi a única brasileira a ser selecionada para a “Biennale Internazionale d'arte su Facebook” sobre a curadoria do notável crítico de Arte italiano Giorgio Grasso, uma Bienal organizada através do Facebook que tinha dezenas de milhares de pessoas inscritas no grupo, sendo cerca de 20.000 artistas inscritos no concurso, apenas 40 foram selecionados na categoria de arte abstrata, entre os quais Eugênia Harten, a abertura da exposição na categoria arte abstrata, terá inicio hoje e permanecerá até o dia 30 na galeria ARTSTUDIO 38 no centro histórico de Milão.


Eugênia Harten nasceu no Recife - Pernambuco - Brasil.
Autodidata, começou a sua vida artística em 1986, desde então vem participando de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, entre as quais:

ART SHOPPING PARIS no Carrousel du Louvre em Paris,
Biennale d' Arte Contemporanea "LEONARDO DA VINCI" no Palazzo Barberini em Roma,
Participou em São Paulo no Brasil e em Grenoble na França da exposição Pacaembu - Une réplique planétaire pour la ville monde de São Paulo - Brasil, realizada pelo Laboratoire sculpture urbaine de Grenoble - França, exposição coletiva "HANNOVER OCA"  sobre a curadoria da artista plástica Maria Tomaselli no Sprengel Museum Hannover em Hannover na Alemanha.

Participou da mostra coletiva" Rassegna D'Arte Natalizia GIVE PEACE A CHANCE " e da exposição "L'ESTETICA DEL BELLO - dall'Astrattismo all'Iperrealismo viaggio nell'Arte oggi", ambas na PassepARTout Unconventional Gallery em Milão, participou da coletiva de inauguração da Plaumann Art Gallery, no centro de Milão e da tradicional Exposição Rassegna Artistica martesana.

Eugênia Harten foi a idealizadora do Intercâmbio Cultural Brasil / Itália, onde participou da exposição Fuoridilingua Estirandolingua Itália / Brasil como artista, curadora e organizadora no Brasil, a exposição foi realizada no mês de junho no Museu da cidade de Recife – Brasil com 60 artistas, dos quais 30 brasileiros e 30 italianos.

Recebeu prêmios no Brasil e no exterior, entre os quais: Premio online“BEST ARTISTS AWARDS” – ART WORLD, 1º prêmio no "Salão de Arte dos Novos" no Museu do Estado de Pernambuco em 1993, o 3º prêmio Michelangelo Merisi "Il Caravaggio" no 4º Concurso Nacional de Pintura Contemporânea em Caravaggio (BG) na Itália, foi contemplada com uma medalha de prata em pintura no 26º Concorso Nazionale di Pittura e Arte Grafica em Parma na Itália,
No Recife foi agraciada com o Prêmio "Oficina Guaianases de Gravura" no III Salão de Artes Plásticas do ETEPAM.

Tem obras suas no Acervo do II COMAR - Comando Aéreo Regional em Recife-PE, no Museu do Estado de Pernambuco, MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e na Prefeitura de Fornovo San Giovani – Itália.

Tem trabalhos publicados na Revista IN-PACTUM do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco, em duas edições do livro de poesia "APPENDERE... AD ARTE" publicado pela ApaiArte e pela curadora de arte Laura Lucibello "Pensieri per l’Arte" da escritora Marta Lock, no site do Carrousel du Louvre de Paris e no Quotidiano Internazionale di Arte Contemporanea by Giorgio Grasso.

Está fazendo 20 anos que a artista plástica Eugênia Harten foi pela primeira vez  expor na Itália em 1995, desde então, retornou à Itália diversas vezes para participar de exposições até fixar residência em 2002, em 2009 obteve a cidadania italiana.

Eugênia Harten vive e trabalha na Itália, em Caravaggio, cidade onde nasceu o grande pintor Michelangelo Merisi conhecido com o nome artístico de “Caravaggio”, à 40km de Milão.

Sobre as suas obras escreveu a crítica de arte Micello Mattea, diretor a científica da mostra Milano Expo 2015 International Contemporary Art:

“ Toda a produção artística de Eugênia Harten tem a marca de um poderoso espírito criativo e tumultuado. Suas obras são animadas por uma carga luminosa determinada pelo uso de cores acrílicas combinadas com a técnica de colagem. A composição das obras expressam vivacidade energética. Os planos da composição se rompem em partes para criar "cortes cromáticos" nos quais a artista incorpora detalhes que fazem símbolos instantâneos de vida. A Harten tem uma maneira de fazer arte que é uma mistura de dois componentes: enquanto de uma parte as cenas são alimentadas através de uma chave de leitura figurativa, da outra parte há a fragmentação da forma que emergem das cores uma pintura abstrata intensamente conceitual. É a vida que faz fronteira sobre as telas da artista que exalta e permeia através de sua criatividade imaginativa, de todas as nuances. Traços filiformes embebidos de cores frequentemente marcam as telas da artista que servem como uma espécie de uma grande energia eletrostática que atrai para si a luz, símbolo e forma. Os tons mais escuros agridem delicadamente as telas para não dissuadir o olhar das cores excêntricas, criadores de rítmicos  jogos de cores. As cores, envoltas em uma mantilha de luminosidade, brilham sobre a tela como uma chama de fogo que vive entre o sonho e a realidade. Há o desenvolvimento de uma linguagem visual completa, capaz de estar sempre em ligação com o mundo real, mudando a natureza apenas aparentemente, para assegurar que ela se torne uma parte inseparável de um jogo fantástico exuberante e expressivo. Entre impulso criativo e ousadia técnica a artista supera os limites do naturalismo para expor as construções ideais presentes na mente e na vida do homem. A pesquisa estética de Eugênia Harten, na fronteira entre o figurativo e o abstrato, entre pintura e colagem, através do uso ousado de estuque, recortes de jornais, e pedaços de papéis de várias origens, cria uma imagem onde nós conseguimos sempre entrever  um perfil de uma realidade que, embora indomável, se expressa  através da cor para chegar a glória da beleza única e indiscutível de nossa existência ”.

Mattea Micello – Crítica de arte e Diretora Científica da Milano Expo 2015 International Contemporary Art.

                Eugênia Harten e o famoso critico de arte italiano Giorgio Grasso.
Eugenia Harten com a crítica de arte italiana Mattea Micello diretora cientifica da Milano Expo2015 International Contemporary Art e da Biennale, e o mito da TV Italiana Cino Tortorella.


              Eugênia Harten e seus belos trabalhos.






Fotos: Divulgazione.