terça-feira, 7 de julho de 2015

LILIBETH CUENCA RASMUSSEN & CAMILA CAÑEQUE :: NOITE DE PERFORMANCE :: LARGO DAS ARTES :: 09/07 :: RIO DE JANEIRO-BRASIL.


O Largo das Artes tem o prazer de convidar todos para uma noite especial de performances, que serão apresentadas na próxima quinta-feira (09.07), a partir das 7 da noite, no nosso sobrado, que fica na Rua Luis de Camões, 2 - Centro.

Depois de participarem da décima primeira edição do festival VERBO - evento dedicado às artes performáticas, em curso na Galeria Vermelho (São Paulo) até o dia 11 de julho -, as artistas Lilibeth Cuenca Rasmussen (Dinamarca) e Camila Cañeque (Espanha) irão apresentar novamente os seus trabalhos mais recentes, desta vez no Rio de Janeiro.

Pela primeira vez no Brasil, “Mikado” é uma nova peça concebida pela artista dinamarquesa Lilibeth Cuenca Rasmussen. Nela, o público é convidado a participar de um jogo com um grupo de performers. Este jogo lida com questões como colaboração, interação e consciência do corpo. Inspirado no jogo Mikado* (conhecido no Brasil como o jogo de "pega-varetas"), a artista desenvolve algo semelhante, no entanto, substitui as varetas por artistas performáticos, além de envolver a audiência.

Lilibeth Cuenca Rasmussen investiga questões como identidade, cultura, religião, gênero e relações sociais. Ela navega em um espaço intermediário entre a perfeição cênica de um vídeo-clipe, a realidade crua dos documentários e especulações poéticas sobre a origem cósmica.

Suas narrativas combinam humor e crítica, por meio de representações cênicas que incorporam os estereótipos e os paradoxos do universo masculino e feminino. Cuenca se utiliza do formato clássico do vídeo-clipe para criar algo autoral, absorvendo referências que vão do rap aos figurinos extravagantes, sempre munida de um certo sarcasmo e uma ironia mordaz. O resultado desta experiência traz elementos confessionais, mas também uma forte crítica social e política.

“Mikado” faz parte de um projeto em curso da artista intitulado GAIA, que teve início em 2012. GAIA é uma serie de performances site-specific, que já foram apresentadas em países como Dinamarca, Filipinas, Alemanha, China e Suécia. Com este projeto, Cuenca busca examinar a relação do corpo com a topografia e a geologia. A linguagem de suas peças é física e baseada em metáforas e simbolismos frequentemente materializados em outras mídias, como objetos e pinturas.

Já a artista espanhola Camila Cañeque, apresenta “An Invitation to Violence” - que pode ser definida como a peça de uma atitude. A artista permanece numa obstinada posição de descanso, impassível e imóvel, acompanhada de acessórios de praia. Programada para sempre acontecer num espaço interno, a peça também descortina uma ideia de exterioridade (artificialidade), marcando uma separação do público e do privado e também revelando a passividade para provocar uma atividade.

A obra de Camila Cañeque caracteriza-se por ser um constante reflexo da impossibilidade de mudar a ordem das coisas. Concebida como "arte de inação", trata-se de uma investigação baseada numa aceitação e marcada por uma profunda decepção. Assim, ela questiona o nulo alcance de incidência do indivíduo no presente histórico, sublinhando o seu caráter irreversível e replanejando a ideia de responsabilidade. 

Camila combina performances, instalações e intervenções urbanas, texto, imagem e som, confrontando passado e futuro, o pessoal e o personagem, a apresentação e a representação. Participou do Programa Internacional de Residências do Largo das Artes em janeiro de 2015, quando deu continuidade ao seu projeto de intervenção pública intitulado “亭” ("pavilhão"), que tem percorrido diferentes centros urbanos pelo mundo. Este projeto aborda o processo de "chinificação" global e procura refletir sobre a deriva histérica na qual estamos todos imersos. No Rio de Janeiro, Camila ocupou um prédio inutilizado no centro histórico.

SOBRE AS ARTISTAS

||| Lilibeth Cuenca Rasmussen |||

// Mais informações:


// Apresentações solo mais recentes:

being human being, Kunsthal Nikolaj, Copenhagen, 2014

musical skies dropping down to earth, making trees fly, Röda Sten Konsthal, Göteborg, 2014

Inbetweeness, Horsens Art Museum, Horsens, Denmark 2014

// Apresentações coletivas mais recentes:

2011: Bienal de Veneza (Pavilhão da Dinamarca) - dentro do projeto "Speech Matters"
2009: Performa09, Nova York (EUA)
2008: In Transit, Haus der Kulturen der Welt, Berlim (Alemanha)
2007: Global Feminisms, Brooklyn Museum (EUA)
2006: A Tale of Two Cities, Bienal de Busan (Coréia do Sul) e LASTWINTERSPRINGNEVERCAME, Platform Garanti Contemporary Art Center, Istambul (Turquia)
2001: Ars 01, KIASMA, Helsinki (Finlândia)

||| Camila Cañeque |||

// Mais informações:



* Mikado (ou "pega-varetas") é um antigo jogo de destreza manual. Na variante mais comum, consiste em várias varetas coloridas (de aproximadamente 20 cm) e uma vareta preta, e pode ser jogado por 2 a 6 jogadores. No início do jogo, o feixe de varetas é jogado ao acaso na mesa, para que os jogadores tentem pegar as varetas de sua respectiva cor. Cada jogador deve, no seu turno, tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova. Quando essa tentativa for frustrada, passa a ser a vez do próximo jogador. As varetas são pontuadas de acordo com as cores e há uma vareta especial, de cor preta, que quando apanhado pode ser utilizado para ajudar a retirar as demais. No Brasil, o jogo é fabricado pela Estrela desde agosto de 1961 até os dias atuais. No entanto, uma vez que se trata de um jogo simples, que não era patenteado, diversas outras empresas de brinquedos também o lançaram, sem a obrigação de pagamento de direitos autorais. (Fonte: Wikipedia)

SERVIÇO

||| Noite especial de performances no Largo das Artes |||

"Mikado" - com Lilibeth Cuenca Rasmussen
'"An Invitation to Violence" - com Camila Cañeque

Quinta-feira, dia 9 de julho as 19h
Largo das Artes  
Rua Luis de Camões, 2 - Centro - Rio de Janeiro
Entrada gratuita

**********
Ocupando um casarão do século XIX no centro histórico do Rio de Janeiro, o Largo das Artes é um centro independente de arte contemporânea com galeria, cursos, ateliês e um programa de residências artísticas. 

Para mais informações, acesse o nosso blog/site em: http://www.largodasartes.com.br/
Fotos: Divulgação.