quarta-feira, 29 de outubro de 2014

NELSON MOTTA :: O FINO DA BOSSA DESDE SEMPRE!

                                   Nelson Motta em foto de Daniela Dacorso.

Nelson Motta

Jornalista, escritor, compositor, descobridor de talentos, produtor e uma pessoa ímpar. Aniversariante do mês de novembro, hoje, dia 29, e do signo de escorpião! Eu não poderia deixar passar em branco e posto uma singela homenagem, eu que tenho a sorte de conhecer muito bem o querido Nelsinho e ter o previlégio de ser amiga desta pessoa tão atual, sempre com a conversa "em dia", "da hora".

Nelson Motta revelou que foi no final dos anos 50 que começou a se interessar por música, ao ouvir João Gilberto pela primeira vez, surgiu a vontade de aprender a tocar violão. Nelson, que naquela época já tinha entre seus amigos Francis Hime e Edu Lobo, queria ser músico.

Chegou a ter aulas de guitarra com Roberto Menescal, mas, segundo o próprio Nelson, faltava talento. Dori Caymmi lhe mostrou uma música e lhe pediu uma letra, e ele então, chegou à conclusão de que escrever era a sua "salvação", porque isso sabia fazer!

Nelson Motta é paulistano, mas mudou-se com a família para o Rio de Janeiro ainda criança. Cursou Direito e Desenho Industrial, mas logo se ligou ao pessoal da bossa nova e passou a trabalhar como jornalista.

Em 1966, no Festival Internacional da Canção, Nelson classificou em primeiro lugar, a composição Saveiros, dele e de Dori Caymmi. Com o passar dos anos, cada vez mais, Nelson Motta se tornou figura de grande importância para a música. E com parceiros de igual importância, compôs verdadeiras pérolas. A parceria com Lulu Santos, por exemplo, ocorreu desde o primeiro disco do cantor, em 1981. Entre as pérolas dessa parceria estão Como Uma Onda, De Repente Califórnia e Sereia.

Nelsinho, como é carinhosamente chamado pelos amigos que são muitos, sempre acompanhou todos os acontecimentos ligados à MPB, incluindo as várias transformações da nossa música; da bossa nova aos tempos atuais, passando pelo Tropicalismo, que literalmente foi ele quem deu a importância e atenção necessária, pois a mídia esnobava e só dava atenção à Bossa Nova, e pela Jovem Guarda.

                       Nelsinho e Tim Maia em Nova York. Foto divulgação.

Os anos 90, porém, foram um período de descontentamento para Nelson Motta. Ele foi morar em Nova Iorque porque se dizia insatisfeito com a situação política do País e com a hegemonia da música sertaneja. Certo do que diz, Nelson gosta de afirmar que “cada período histórico tem a trilha-sonora que merece”.

Na década de 80, Nelson Motta se encantou com a voz de Marisa Monte num show que ela fazia na Itália. Foi assim que o nosso homenageado decidiu apadrinhar a cantora, e dirigiu o show de estréia de Marisa, no Rio. Bem que se quis é um de seus sucessos na interpretação da musa, com quem teve um belo romance.

Nelson Motta foi casado com a atriz Marília Pêra em 1973. No ano seguinte, produziu a peça Apareceu a Margarida; grande sucesso da atriz. Tiveram duas filhas lindas, Esperança e Nina.

Além de compor e produzir, Nelson ainda é apresentador. Ele comandou um programa semanal, o Sábado Som, no qual exibia concertos ao vivo de várias bandas, e atualmente tem um quadro bombado sobre música obviamente, todas as sextas-feiras no Jornal da Globo, que considero imperdível para quem se interessa por música.

Nelson Motta é também autor de Noites Tropicais, que é a história dele e a de personagens da MPB, como Elis Regina, Roberto e Erasmo Carlos, Nara Leão, Bethânia, Gal, Cazuza, Gil, Caetano, Lulu Santos e muito outros. É um livro de memórias, escrito sem censura, para ser lido num só fôlego.

Além de O Canto da Sereia, Força Estranha, A Primavera do Dragão, Ao Som do Mar e a Luz do Céu Profundo, Vale Tudo - Tim Maia, Bandidos e Mocinhas, Sobras Completas, O Piromaníaco, Memória Musical e o novíssimo As Sete Vidas de Nelson Motta, onde combina crônicas publicadas desde os anos 60 com textos atuais que sai agora junto ao disco Nelson 70, com releituras de seus grandes sucessos. Tem ainda programas de TV onde mostra os bastidores da produção do álbum e dois novos musicais a caminho dos palcos.

Confira as 14 faixas de Nelson 70 (Som Livre, R$ 24,90), que celebra as parcerias musicais de Nelson Motta:

1-Certas Coisas (com Lulu Santos), por Lenine com participação de Cristina Braga
2-Coisas do Brasil (com Guilherme Arantes), por Ed Motta com participação de Daniel Jobim
3-Nós e o Tempo (com Marisa Monte e César Mendes), por Marisa e João Donato
4-Como uma Onda (com Lulu Santos), por Jorge Drexler
5-Apaixonada (com Ed Motta), por Cuca Roseta
6-De Repente California (com Lulu Santos), por Céu
7-Dancin’Days (com Ruban Barra), por Gaby Amarantos
8-Perigosa (com Rita Lee e Roberto de Carvalho), por Ana Cañas
9-Areias Escaldantes (com Lulu Santos), por Max de Castro
10-Você Bem Sabe (com Djavan), por Maria Gadú
11-Ditos e Feitos (com Roberto Menescal ), por Leo Cavalcanti
12-De Onde Vens (com Dori Caymmi), por Fernanda Takai
13-Marina no Ar (com Guilherme Arantes), por Silva
14-Noturno Carioca (com Erasmo Carlos), por Laila Garin

1) Nelson Motta, 2) Jandira Negrão de Lima, 3) Vinicius de Moraes, 4) Linda Batista, 5) Chico Buarque, 6) Luiz Bonfá, 7) Braguinha, 8) Tuca, 9) A mulher do cachorrinho, 10) Zé Keti, 11) Sidney Miller, 12) Dori Caymmi, 13) Paulinho da Viola, 14) João Araújo, 15) Capinam, 16) Caetano Veloso, 17) Torquato Neto, 18) Tom Jobim, 19) Edu Lobo, 20) Lenita Plonczynski, 21) Olívia Hime, 22) Helena Gastal, 23) Francis Hime, 24) Luiz Eça

Estréia hoje no Canal Brasil!


Nelsinho e Marisa Monte em foto divulgação do Canal Brasil.

Hoje, quarta-feira dia 29 de novembro, às 20:30h, dia de seu aniversário de 70 anos, Nelson Motta estreia no Canal Brasil uma série de oito programas semanais apresentando os bastidores da gravação do disco Nelson 70.

– Era para ser apenas um documentário de uma hora. Mas ficou tão bom que decidiram fazer oito - diz Nelsinho.

São programa com 25 minutos de duração. Entre os quais, estão a viagem dele ao Uruguai para acompanhar a versão de Jorge Drexler para o hit Como uma Onda.

– Eu ficava até constrangido quando ele me consultava se podia fazer isso ou aquilo. Eu dizia: "Faz o que vocês quiserem, pô!".

Foi também emblemático o reencontro com a musa e estrela da música internacional Marisa Monte.

– Acabamos virando novamente parceiros 25 anos depois de eu ter produzido o primeiro disco dela.

São destaques momentos como o sucesso de Dancin’ Days, a explosão do rock nacional nos anos 80.

E vem Mais musicais! 

Em 2015, logo em janeiro, estreia S'imbora – A História de Wilson Simonal, nova incursão de Nelson Motta em mais um musical biográfico, que já lhe rendeu grande sucessos no palco com Elis Regina e Tim Maia.

– O Simonal já tem um excelente livro biográfico, de Ricardo Alexandre, e um belo documentário. Além das grandes músicas, tem carga dramática incrível de um personagem que foi do céu ao inferno, uma densidade dramática maior do que a das historias do Tim e da Elis.

Nelson Motta está preparando também, um musical ambientado em 1967, que tem como clímax a encenação da final do Festival da Record, disputada por nomes como Gilberto Gil, Edu Lobo, Chico Buarque e Caetano Veloso.

                                         Eu e meu amigo Nelsinho Motta!

Por Betânia Caneca.