quinta-feira, 31 de julho de 2014

[CAPTURAS] :: MILLENA LÍZIA + RENATA RICHARD + TO SEE WHAT IS COMING :: 02/08 :: LARGO DAS ARTES :: CENTRO-RIO DE JANEIRO-BRASIL.


As artistas Millena Lízia e Renata Richard foram selecionadas para participar do primeiro ciclo do Programa Claraboia do Largo das Artes, que se encerra no próximo sábado, dia 2 de agosto, com a exposição final de seus trabalhos. Durante os meses de junho e julho, Millena e Renata receberam suporte curatorial, através de encontros individuais com os curadores Bernardo José de Souza e Michelle Sommer e também participaram de encontros semanais com o artista Felippe Moraes, que coordena o LargoLab, um laboratório de ideias para profissionais e entusiastas das artes.

A partir das 11 da manhã deste sábado (02.08), os ateliês ocupados pelas duas artistas no Largo das Artes estarão abertos ao público com a exposição [Capturas] - resultado dos trabalhos desenvolvidos durante os dois meses de residência. Na ocasião, Millena e Renata também irão conversar com o público sobre os seus processos de pesquisa e as relações que se formaram a partir de suas experiências no Programa Claraboia. E às 3 da tarde, no espaço da galeria, será realizada uma visita guiada pela exposição "to see what is coming" com a presença dos curadores Bernardo José de Souza e Michelle Sommer.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O Programa Claraboia do Largo das Artes tem como objetivo promover o desenvolvimento de artistas visuais através da imersão total nas suas práticas e estimular a experimentação em resposta a um novo ambiente e às novas interlocuções. A ideia consiste em replicar o modelo já consolidado do Programa Internacional de Residências para que artistas locais possam pesquisar e produzir nos ateliês do Largo das Artes, com suporte curatorial e acompanhamento profissional. No sobrado centenário ocupado pelo Largo das Artes, três claraboias retráteis constituem um elemento icônico da sua arquitetura, bem como da arquitetura portuguesa no Rio de Janeiro. A claraboia surge como premissa simbólica da finalidade deste programa: ventilar e iluminar a produção artística. De fora para dentro e de dentro para fora.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Já a exposição "to see what is coming", foi concebida como resultado do workshop "Práticas Curatoriais Contemporâneas: pensamentos, processos e materializações", ministrado pelos curadores Bernardo José de Souza e Michelle Sommer, entre abril e julho deste ano, no Largo das Artes. Uma série de debates, palestras e conversas com artistas levaram à construção de um projeto artístico que também inclui performances, exibições e publicações, as quais ocorrerão paralelamente à exposição durante os meses de julho, agosto e setembro de 2014.

Artistas participantes: Audrey Cottin, Daniel Steegmann Mangrané, David Cronenberg, Eadweard Muybridge, Fancy Violence, Gisela Motta & Leandro Lima, Gustavo Ferro, Harun Farocki, Laura Lima, Le Corbusier, Luiz Roque, Matheus Rocha Pitta, Neil Beloufa, Nuvem - Estação Rural de Arte e Tecnologia / Cinthia Mendonça e Bruno Vianna, Pablo Ferretti e Rodolpho Parigi.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

<< Serviço >>

[Capturas] - exposição final dos trabalhos das artistas Millena Lízia e Renata Richard + visita guiada pela exposição "to see what is coming", com os curadores Bernardo José de Souza e Michelle Sommer.

Quando: sábado, 2 de agosto, das 11 às 19 horas
(visita guiada às 15 horas)

Onde: Largo das Artes
Rua Luis de Camões, 2 - Largo de São Francisco - Centro - Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Mais informações
http://www.largodasartes.com.br/

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

* Este evento faz parte da programação especial do projeto TIRADENTES CULTURAL, uma iniciativa de espaços culturais localizados no entorno da praça Tiradentes que se reuniram com o objetivo de potencializar a circulação de pessoas e as atividades culturais nesta região da cidade. Diversas ações em conjunto estão sendo desenvolvidas para acontecer a cada primeiro sábado do mês, com início no próximo dia 2 de Agosto. Participe! Acompanhe os destaques da programação na página oficial do projeto aqui no Facebook e não deixe de curtir para receber mais informações sobre o que vem por aí:
https://www.facebook.com/pages/Tiradentes-Cultural/1518378828381092

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++