sexta-feira, 6 de junho de 2014

CULINARIA NAPOLITANA ::CONHEÇA OS MELHORES LUGARES :: NAPOLI-CAMPANIA-ITALIA.


A cidade italiana que é a capital da região da Campania, ganhou fama graças às especiarias e sabores da sua comida mediterrânea. Napoli imprimiu em sua culinária um estilo único.


A pizza é o grande símbolo da culinária napolitana, que é simples e sem frescuras, criada especialmente para o paladar, pois sua apresentação não é tão caprichada, mas é inigualável e sem dúvidas é a mais gostosa da Italia.

Sem esquecer de lembrar que a deliciosa pizza Margherita foi criada em 1889 pelo pizzaiolo Raffaele Esposito, para homenagear a rainha Margherita di Savoia durante sua visita à cidade de Napoli. Os ingredientes usados foram escolhidos de forma que as cores fizessem referência a bandeira da Itália: branco representado pela mozarela, verde pelo manjericão e vermelho pelo tomate


São poucos os lugares no mundo tão associados à comida quanto Napoli. A diferença entre a culinária daqui, começa desde o cultivo dos ingredientes dos pratos napolitanos, pois como a cidade está ao lado do vulcão Vesúvio, seu solo é extremamente fértil e tudo o que é plantado ali, fica maior e é mais saboroso do que em outras localidades.

                                                Vesúvio no por-do Sol.

Os frutos do mar são também deliciosos na culinária napolitana.
Além disso, o oceano vizinho, garante uma enorme variedade de peixes e frutos do mar, sempre frescos como devem ser. Junte tudo isto e mais a dedicação dos italianos em fazer uma "bella pasta", e temos uma das culinárias mais ricas e deliciosas do mundo.

                                                Spaghetti con le vongole.

Depois de experimentar uma pizza napolitana, não temos outro veredicto a não ser, que os ingredientes realmente fazem a diferença. Os tomates, o manjericão, as alcachofras, todos têm um aroma único e um sabor inconfundível. Para os italianos é até uma ofensa falar em produtos orgânicos, pois tudo o que se planta por ali é natural.

                                                Spaghetti alla Puttanesca.

Do spaghetti à pizza, tudo é feito de forma artesanal, com uma exímia habilidade. Os pratos tradicionais da região são o "spaghetti alla puttanesca", "spaghetti alle vongole" (com mariscos), a pizza, que é originária de Napoli é uma derivação da focaccia, a "minestra" (sopa de legumes), o "ragu napolitano", croquetes de batata e lasanha, "frittata di pasta" (macarrão frito) e o "panuozzo", que é um sanduíche que parece uma
pizza.

Os doces mais vistos nas mesas dos napolitanos são a "pastiera napolitana" (uma torta feita com trigo, ricota, canela e limão) o "struffoli" (um bolinho frito com calda de mel) e o "zeppole", que lembra um "doughnut".

                                         Pastiera napoletana.

Restaurantes de Napoli.
E sabe qual é considerada, simplesmente, a melhor pizzaria da Itália, e claro do mundo? O “Da Michelle”, na Via Sersale, é bem rústico, e quem entra ali fica querendo ir embora, ao ver um lugar tão simples e com uma longa fila de pessoas, pois não é possível fazer reservas. Mas é lá mesmo que você vai provar uma pizza tão incrivelmente boa, que vai te fazer esquecer todos os inconvenientes.

                 A melhor pizza do mundo é a do "Da Michele", fundada em 1.870.



E não saia de Napoli sem comer uma pizza!
Quem não quiser esperar, procure o "Di Matteo" na Via dei Tribunali. Todas as pizzas da casa são feitas em forno à lenha e aqui você também pode provar a pizza frita.


                                                   Di Matteo.

Quer variar o cardápio? Conferir o "Da Ettore", que fica pertinho do ponto turístico "Castel dell’Ovo", na Via Santa Lucia. O "Da Ettore" serve pizzas, croquetes e vários outros tipos de frituras maravilhosas.


            Trattoria Á Pignata - "Spaghetti di frutti di mare", que delícia!

A típica culinária da Italia está bem representada no "Trattoria a Pignata", na Vico Lungo del Gelso. O restaurante tem todos os pratos que mencionamos acima, além de  frutos do mar. Quer outra opção? Tem o "Taverna Cibi Cotti da Nonna Anna", na Via F. Galiani.

Os doces napolitanos têm um gosto suave e são pouco adocicados, perfeitos! Vá para a melhor da cidade. a Pasticceria Agrillo em Via Giordano Bruno.



                         Sfogliatelle e Baba (com limoncello) - Pasticceria Agrillo

Ou vá conhecer  as delícias da "Pasticceria Moccia", em Via San Pasquale. Prove a pastiera, baba ao rum e struffoli.


O sorvete também é um símbolo italiano e na Via Spaccanapoli, está o "Gay Odin", que tem um pouquinho de tudo: colombas, sorvete, e chocolates impecáveis, mas impecáveis mesmo!


For Kenn.