sábado, 25 de janeiro de 2014

UH-LA-LARGO!::STEPHANIE GREENE & TOM SMITH::28/01::LARGO DAS ARTES::CENTRO-RIO DE JANEIRO-BRASIL.


Caros amigos,

Temos o prazer de convidar todos para a primeira edição do UH-LA-LARGO!, que acontece nesta terça-feira, dia 28 de janeiro, a partir das 19 horas, no Largo das Artes.

UH-LA-LARGO! é a nossa happy hour com ateliês abertos, música, projeções, performances e drinks. Nesta primeira edição, os artistas Stephanie Greene (USA/ARG) e Tom Smith (USA) irão apresentar vídeos, instalações, pinturas e performances inéditas, desenvolvidos durante participação no Programa de Residências do Largo das Artes.

Durante a sua residência, o artista americano Tom Smith criou uma série de trabalhos intitulada “Siren Song”, que inclui pinturas, instalações e um vídeo. Este último foi filmado em Florianópolis (Santa Catarina) e na praia do Vidigal, no Rio de Janeiro, e traz Tom incorporando o seu alter-ego Tamala, uma diva drag futurista que dubla vozes femininas produzidas por sintetizadores. O resultado exibe uma mistura de arquétipos, como sereias, ninfas e, particularmente, Iemanjá. Na próxima terça-feira, no Largo das Artes, Tom irá se apresentar como Tamala para o público em uma performance inédita.

“O litoral do Brasil é surreal, parece um outro planeta. Eu quis usar este ambiente para o meu personagem aparecer. Em Nova York, eu usei plástico e borracha para criar a roupa da Tamala. Meu namorado e eu fizemos um vídeo em Florianópolis na virada do ano. Eu não falo português, então escolhi uns efeitos meio etéreos e incompreensíveis para caracterizar a voz da Tamala. Comecei a pensar na questão das drag queens dublarem vozes femininas. Daí associei com as sereias e a falsa promessa de suas canções. No final, concluí que tudo não passa de um jogo de sedução e representação”. (depoimento de Tom Smith, artista residente do Largo das Artes).

Já a artista Stephanie Greene, irá apresentar o que ela entende como um “corpo de trabalho” que reflete o seu tempo no Rio de Janeiro como residente do Largo das Artes. Stephanie teve a chance de contemplar a sua “gringaness” original e pessoal, reagindo a certos resíduos do imperialismo ocidental num contexto brasileiro e latino-americano. Incorporando também um alter-ego, neste caso a Senhorita Green Galicious, a artista explorou o choque cultural através de uma série de intervenções urbanas realizadas em ruas e espaços públicos do Rio de Janeiro. "Espalhar o Yankee", "Bannana é o meu Business" e "Rubia na praia” serão exibidas em vídeo durante o evento. Duas instalações também estão previstas: um auto-retrato e uma obra constituída de pedaços descamados da própria pele da artista. Além disso, uma performance inédita será apresentada no espaço expositivo do Largo das Artes, em que Stephanie irá interpretar funk brasileiro.

Aguardamos vocês!
UH-LA-LARGO
Terça, 28 de janeiro, à partir das 19 horas
Entrada gratuita
Largo das Artes
Rua Luis de Camões, 2 – Centro
Telefone: +55-21-2224.2985
Blog/site: www.largodasartes.com.br