sábado, 25 de janeiro de 2014

A PODEROSA VITAMINA D :: QUAL A MAIOR FONTE? :: QUAIS OS POUCOS ALIMENTOS NATURAIS :: ONDE ENCONTRAMOS?


Tem gente que não sabe, mas a vitamina D é produzida quando nossa pele é exposta ao sol. E este nutriente também pode ser obtido através da alimentação.

A vitamina D serve para aumentar a absorção de cálcio no organismo, diminuindo o risco de doenças como osteoporose e raquitismo. E além disso, diminui o risco de doenças cardíacas, combate a enxaqueca ( dor de cabeça), a tensão pré-menstrual e ajuda a emagrecer, que maravilha!

Na natureza são poucos os alimentos que contém vitamina D, então trago para vocês o que precisas consumir para que este importante nutriente não falte em seu organismo.

Conheça 5 alimentos ricos em vitamina D:
Atum
Este é um dos alimentos mais completos em nutrientes. Rico em vitamina D e E, além de minerais como ferro, fósforo, potássio, sódio e magnésio. Contém mais proteínas que qualquer outro tipo de carne e por isso é um importante alimento para reforço e construção de músculos e tecidos.
Cogumelos
Possuem alto valor nutritivo. São fontes de proteínas, minerais, vitaminas e contém pouquíssima gordura. Shimeji, shitaki, funghi secchi, champions, qualquer um desses podem e devem fazer parte da sua alimentação.
Iogurte
Leite, queijos e iogurtes são ótimas fontes de vitamina D. O iogurte em especial, por ser um leite fermentado produzido a partir da adição de lactobacilos (bactéria do bem), que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas.
Salmão
A carne do salmão é rica em vitamina D, selênio e ômega 3. Esses nutrientes são excelentes para combater as inflamações das articulações, combater a depressão, prevenir câncer e doenças cardiovasculares e manter pele e cabelos bonitos e saudáveis.
Sardinha
Alimento de baixo custo e muito rico em nutrientes, a sardinha, que é um verdadeiro espetáculo, e guarda todas as propriedades, mesmo enlatada, com certeza deve fazer parte do seu cardápio. É uma excelente fonte de proteínas completas e de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E e K.
Ajuda a baixar pressão arterial, colesterol e triglicerídeos. Ajuda a manter a boa concentração, boa memória, boas habilidades motoras, boa velocidade de reação e redução do estresse. Eu sou uma devoradora de latas de sardinha, e como pelo menos 2 vezes por semana, com salada mista!

E atenção:
Além de comer estes alimentos acima, é necessário também se expor ao sol, sem protetor solar, pelo menos 20 minutos na semana, para que o organismo produza a quantidade necessária de vitamina D sem precisar de suplementos.