quarta-feira, 13 de novembro de 2013

OS 12 ALIMENTOS FAVORITOS E SAUDÁVEIS DOS NORTE AMERICANOS.

Dieta balanceada é o segredo para manter a saúde e o corpo em dia. Vamos melhorar o seu cardápio? O site da revista americana Shape descobriu os 13 alimentos saudáveis preferidos dos seus leitores, por meio de uma pesquisa no Facebook.

O primeiro lugar é a coalhada (nos Estados Unidos chamada de iogurte grego), alimento saudável, nutritivo e versátil, com taxa baixa de açúcar e maior teor de proteína. Uma sugestão para consumi-lo é utilizá-lo como uma marinada para carne grelhada.

Rica em vitamina E, magnésio e gorduras monoinsaturadas saudáveis, é a amêndoa. Basta um punhado por dia. Vale acrescentá-la também na receita de biscoitos.

A manteiga de amendoim oferece gorduras monoinsaturadas e proteínas. Portanto, é uma boa sugestão para complementar a dieta, desde que seja consumida moderadamente.

Abacate é fonte de gordura monoinsaturada, e pode ajudar diminuir os níveis do mau colesterol (LDL), aumentando simultaneamente a quantidade do bom colesterol (HDL). Que tal saboreá-lo na forma de guacamole?

O salmão, rico em ômega 3, colabora com a saúde cardíaca. Uma boa pedida é prepará-lo com alecrim, tomilho e orégano.

Batatas são ricas em potássio, o que ajuda a manter a pressão arterial sob controle, e ainda fornecem fibras, vitaminas B e C. Quando quiser degustar batata cozida, prefira a batata-doce para aumentar a ingestão de ferro.

Chocolate amargo, consumido com moderação, traz benefícios. Pesquisas mostram que melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Também ajuda a abaixar os níveis de LDL (colesterol ruim).

A deliciosa pasta árabe hummus (feita com pasta de grão-de-bico e pasta de gergelim) contém uma grande quantidade de proteínas, fibras, gordura monoinsaturada e ferro. Vale mergulhar pedaços de cenoura e aipo na iguaria, passá-la em torradas ou acrescentá-la ao macarrão.

O mirtilo é repleto de antioxidantes, que reduzem o risco de doenças cardíacas e de câncer. Adoro Cheesecake com essa "fruta do bosque".

Beber vinho tinto moderadamente pode trazer benefícios ao coração.

O ovo é fonte de proteína,  e as opções de preparo são muitas, como frito, mexido, cozido... eu adoro uma omelete!

O espinafre colabora com a saúde do coração graças à luteína, folato, potássio e fibras. Eu gosto dele também cru, misturado com alface e temperado com azeite e molho de soja.