sexta-feira, 15 de novembro de 2013

MAU HÁLITO :: ACABA COM QUALQUER ROMANCE :: ATRAPALHA NO TRABALHO :: CONHEÇA A CURA COM RECEITAS CASEIRAS.

A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou "halitose", como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta. Estima-se que, só nos Estados Unidos, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de halitose crônica.


Entre as causas do mau hálito estão certos alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais. Em muitos casos, uma higiene dentária apropriada pode resolver o problema.

Se as técnicas simples de higiene bucal não derem resultado, é aconselhável que você consulte seu médico ou dentista para assegurar-se de que a causa do mau hálito não seja um problema mais sério.


Causa do mau hálito

O mau hálito pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores externos podem estar relacionados com o tipo de alimento que você come (como atum ou tacos) e os condimentos com que são preparados (como, por exemplo, alho, cebola e outros). Se achar que seu mau hálito é produzido pelos alimentos que você consome, faça uma lista do que você come para determinar se esta é a causa real. As pessoas que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas também podem sofrer de mau hálito.

Entre os fatores internos estão aqueles ligados à higiene bucal, que podem afetar o corpo de forma sistêmica. A língua é um dos lugares nos quais as bactérias podem proliferar. A maioria das bactérias que causam o mau hálito produzem substâncias chamadas “compostos sulfurados voláteis” ou CSV. Os CSV causadores do mau hálito são representados, principalmente, pelo sulfeto de hidrogênio e o metil mercapatana. A maioria dessas bactérias acumulam-se na parte posterior da língua.

Outras causas do mau hálito podem ser:
  • Problemas dentários (má higiene bucal, gengivite e doenças periodontais);
  • Próteses Totais (os alimentos e a placa bacteriana podem aderir a próteses totais);
  • Boca ressecada (falta de fluxo salivar);
  • Problemas na boca, nariz e garganta (infecções dos seios [maxilares/paranasais] e da garganta ou tonsilite críptica);
  • Enfermidades sistêmicas (diabetes, infecção ou abscesso pulmonar, insuficiência renal/hepática, distúrbio gastrintestinal);
  • Pacientes em dietas regulares
Por favor, consulte seu dentista para saber se você sofre de mau hálito e continue a usar creme dental antibacteriano com flúor, fio dental e limpador de língua.


Tratamento do mau hálito

É importante fazer uma higiene bucal completa, em casa duas vezes por dia, escovando os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, usar o fio dental para remover restos alimentares e a placa bacteriana dos dentes e próteses e escovar a língua para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito.

Um estudo publicado mostra que a escovação dos dentes e da língua, combinada com o uso do fio dental, diminui significativamente o sangramento do tecido gengival em um período de duas semanas, além de reduzir também o mau hálito.

Outro estudo clínico realizado pelos pesquisadores da área odontológica da Universidade de Buffalo nos Estados Unidos confirmou que a escovação dos dentes e da língua duas vezes ao dia com um creme dental antibacteriano com flúor combinada com o uso do fio dental, pode eliminar o mau hálito.


A limpeza da língua é fundamental para manter o hálito fresco

A limpeza da língua é muito importante. Você pode comprar uma escova dental Colgate 360 com limpador de língua para manter a higiene bucal. Depois de escovar os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, vire a escova e coloque o limpador de língua, localizado no dorso da cabeça da escova, na parte posterior da língua, puxando-o para a frente. Depois de raspar uma porção da língua, enxágue a boca com água para remover as bactérias causadoras do mau hálito. Em seguida, repita a operação na porção adjacente da língua.


Antes de escolher os produtos de higiene bucal que ajudam a eliminar a placa bacteriana e as bactérias causadoras do mau hálito, consulte seu dentista e reveja as técnicas a serem utilizadas em casa. Além disso, pergunte ao dentista quais produtos de higiene bucal você poderia usar para ajudar a combater o mau hálito como creme dental antibacteriano com flúor, enxaguante bucal, raspadores de língua e escovas interdentais.

O segredo de uma boca limpa e saudável é a higiene bucal feita em casa regularmente de acordo com as instruções e recomendações do dentista.

Algumas receitas caseiras para o desagradável problema:


1. Erva-doce
Funcho - a planta que produz as sementesde erva-doce - atua como um ambientador boca excelente, que ajuda a controla o mau hálito. Ele também contém propriedades antimicrobianas que combatem as bactérias na boca.
Mastiga lentamente uma colher de sopa de erva-doce para refrescar a respiração e estimular a produção de saliva.
Você também pode beber chá de funcho algumas vezes por dia. Para fazer este chá, deixe em infusão uma ou duas colheres de chá de sementes de erva-doce em um copo de água quente por 5 a 10 minutos.


2. Canela
A canela contém aldeído cinâmico, um óleo essencial que não só cobre até mau hálito mas também reduz a quantidade de bactérias na boca. Para tratar mau hálito siga este remédio duas vezes ao dia.

Ferva uma colher de chá de canela em pó em um copo de água.
Você pode adicionar algumas folhas de louro e o cardamomo também.
Coe a solução e usá-lo como um enxaguatório bucal para refrescar a respiração.


3. Suco de limão
Cura mau hálito com um enxaguamento de limão tem sido utilizado por gerações. O teor de ácido em limões impede o crescimento de bactérias na boca.
Além disso seu forte cheiro agradável ajuda a mascarar o odor ruim.

Apenas misture uma colher de sopa de suco de limão em um copo de água e enxaguar a boca com ele. Você pode também adicionar um pouco de sal a ele e usá-lo.
Este remédio vai ajudar a resolver o problema da boca seca, que é uma das razões principais que contribuem para o mau hálito.
 

4. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é outra ótima solução para se livrar e prevenir o mau hálito. Ajuda a equilibrar os níveis de ácido que contribuem para o mau hálito. Além disso, ele luta orais bactérias que causam mauhálito.

Misturar meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna e usá-lo como um enxaguatório bucal uma vez ao dia, até que esteja satisfeito com os resultados.

Escovar os dentes com bicarbonato de sódio também irá ajudar a reduzir a acidez na sua boca e impedir que as bactérias se acumule na língua.

Fotos: Divulgação.