sexta-feira, 23 de agosto de 2013

DOSE TRIPLA::IMENSIDÕES PARTICULARES::27/08::COPACABANA-RIO DE JANEIRO-BRASIL.


Dose Tripla apresenta imensidões particulares
O duo Franz Manata e Saulo Laudares + Marcos Bonisson + Leo Ayres

A próxima dose tripla do Fidalgo mistura sons, sóis, tinta e água salgada. O sabor é de canto encantado de pássaro selvagem. Na galeria principal, Artur Fidalgo apresenta Franz Manata e Saulo Laudares. Nesta individual, o duo mostra uma série de esculturas, bordados, objetos sonoros, instalações e pintura, que vêm sendo produzidos, nos últimos cinco anos, a partir do embate entre natureza e civilização. Resistência ou resiliência? Enquanto isso, Marcos Bonisson propõe um mergulho na saleta quadrada do espaço. Com imagens do mar, ele ousa revelar a grandeza do infinito, o abraço do profundo e o respeito ao incontrolável. Transbordamentos e meditação. No Armazém Fidalgo, Leo Ayres traz um espetáculo absurdo em uma instalação com espelhos, mecanismos para olhar através e vídeos, onde cria situações ambíguas e ácidas.

AFTER: NATURE | Franz Manata e Saulo Laudares
O duo traz, para Copacabana, a natureza que foi considerada extinta e dá asas a uma reflexão sobre a vivência em um mundo mediado pelas experiências virtuais. O público é convidado a percorrer um espaço onírico descobrindo esculturas, pinturas e objetos inéditos, embalados por uma trilha sonora acusmática com sons de pássaros e animais, no amanhecer de um inverno rigoroso.

MAREANDO | Marcos Bonisson
Para se orientar no mar é preciso ouvir - o volume aumenta - verouvindo. Uma mulher dá um passo lento, o fotógrafo submerso clica. De dentro do mar, a onda vem em direção a ele. Splash, o fotógrafo mais uma vez clica. O tempo muda. Céu aberto, linha do horizonte e mar sem fim. Tons de azul. "Vou mareando, trabalhando no mar, querendo transbordar esse potencial plástico e sensorial", conta o artista. Bonisson transborda toda essa imensidão para a saleta do Fidalgo. Em uma prateleira, ele ainda revela um tesouro feito com pedras portuguesas e parafina derretida. No mês que vem, Bonisson abre também uma individual no MAM, onde apresenta uma série de trabalhos realizados com polaroides.


TANANAN OPERA CHANCHADA X MADONNA (VITRINE REMIX) | Leo Ayres
Do outro lado da galeria, no Armazém Fidalgo, Leo Ayres dialoga com o mundo através de espelhos. No interior da vitrine, uma porta perfurada com vários olhos mágicos tenta espiar o que acontece do lado de lá. Outros objetos, como ladrilhos de espelhos e vídeos, também compõem a cena. A instalação Tananan Opera Chanchada x Madonna (vitrine remix) reúne trabalhos recentes de Leo Ayres.

Serviço:
Franz Manata e Saulo Laudares, Marcos Bonisson e Leo Ayres


Artur Fidalgo Galeria
Abertura: 27 de agosto de 2013, às 19h
Período: 27 de agosto à 14 de setembro de 2013
Horário: Segunda à sexta, das 10h às 19h e sábados, das 10h às 14h.
Onde: Rua Siqueira Campos, 143/2º andar - Copacabana - Rio de Janeiro.
Tel: +55-21-2549.6278 :: Website: arturfidalgo.com.br



Texto: Patrícia Kalil
Iluminação da exposição AFTER NATURE: Carlos Lafert


Divulgação: Cynthia Tostes Vinhaes Fidalgo.