quinta-feira, 30 de maio de 2013

DUMARESQ GALERIA DE ARTE & MUSEU::IZIDORIO CAVALCANTI + FÁBIO CARVALHO::05/06::BOA VIAGEM-RECIFE-BRASIL


Abertura para convidados: 05 de JUNHO de 2013
Quarta-feira
Das 18:00 às 22:00 horas
Período: 06 de Junho a 06 de Julho de 2013

NEGO - Branco sobre branco

IZIDORIO CAVALCANTI:
Com a Fé de um peregrino errante, Izidorio Cavalcanti busca proporcionar a partir de suas telas, objetos e performances, o lócus de diálogo que o aproxima do público habituado ou não com a Arte. Esta constatação é percebida na obra Nego – Branco sobre Branco, performance e produção coletiva concebida durante o Projeto Residências em Fluxo que o artista realizou em João Pessoa em 2010, uma parceria do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM/PE e Usina Cultural Energisa/PB e durante o Programa de Residências Artísticas da Fundação Bienal de Cerveira – Portugal em 2011, na cidade de Vila Nova de Cerveira (Brasil/Portugal).
Para esta mostra oferecida pela Galeria Dumaresq, Izidorio apresenta o registro da performance que compõe a obra acima citada e que consiste na produção por parte do artista da bandeira do Estado da Paraíba com cal branco. Em sua condição de peregrino, Izidorio Cavalcanti que é pernambucano, se apropria da bandeira-manifesto paraibana.

Bai feliz buando, no bico dum passarinho

FÁBIO CARVALHO:

Fábio Carvalho apresenta obras decorrentes da Residência Artística que fez em Portugal em 2012, durante o Ano de Brasil-Portugal. As obras contrapõem características frágeis e afetuosas femininas dos Lenços de Namorados, tradicionais da cultura lusitana nortenha, aos estereótipos de masculinidade e virilidade bruta vistos no universo militar: soldados, armas pesadas e camuflagem. Sua pesquisa surge da reflexão sobre como desde a infância são moldados os padrões de comportamento tidos como “corretos” para cada gênero, e como depois isto é reforçado e perpetuado na vida adulta pela sociedade.
Segmento_ bordado e objetos sobre tecido


Duraresq Galeria de Arte e Museu
Rua Profº Augusto Lins e Silva, 1.033 - Setubal/Boa Viagem - Recife.
Info: +55-81-3341.0129