domingo, 6 de janeiro de 2013

FRUTAS CONTRA O PARKINSON!

A Academia de Neurologia dos EUA mostra que consumir as frutas conhecidas como “berries” (bagos, em português), maçã e laranja diminuem a chance de desenvolver a doença de Parkinson. Isso porque essas frutas são ricas em flavonoides, que atuam como antioxidantes, e que também ajudam a prevenir o câncer e doenças vasculares. O estudo, financiado pelos Institutos de Saúde norte-americanos, acompanhou 130 mil voluntários durante pelo menos 20 anos que indicavam, em um questionário, o consumo desses nutrientes. Segundo os pesquisadores, esse é o primeiro que relaciona diretamente o consumo de flavonoides com a prevenção do mal de Parkinson.
Laranjas e maçãs, são verdadeiras maravilhas e estão à disposição o ano inteiro. O suco de laranja deve ser consumido em até 5 minutos após ser feito, a vitamina C é volátil e se dispersa rápido.

Em inglês, “berry” é um termo para qualquer pequena fruta comestível sem semente – morangos, cerejas, amoras, cassis, groselhas, framboesas, cranberries e blueberries - ou em italiano, mirtilo. Berries no geral são frutas silvestres, de cores vivas, docinhas ou azedas, cheias de suco, e que chamam atenção por seus pigmentos vermelhos e azuis.

             Amoras são deliciosas ao natural e em forma de geléia.

                        Groselhas, lindas e poderosas.

Das cerca de 8.000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, as goji berries são consideradas a erva-alimento nº1.

Summertime blues. No Hemisfério Norte é muito comum a temporada de colheita dessas frutas – são passeios, picnics e programas de famílias, namorados e amantes da natureza que levam o dia inteiro. E se você já teve o prazer de colhê-las diretamente de suas árvores, sabe o prazer de tocá-las e também de sua delicadeza, soltam-se com uma ligeira pressão e podem explodir seu suco se apertadas demais – cuidado com suas roupas! A vantagem é que elas não precisam ser descascadas – e combinam total com o relax do verão, lá e aqui.

                            Maçãs e laranjas em pintura de Paul Cézanne.