quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FLIPORTO 2012::A VIDA É UM ESPETÁCULO!::15 à 18/11::OLINDA-PERNAMBUCO-BRASIL.


Nelson Rodrigues, comemora em 2012 seu centenário e a cidade de Olinda será palco da oitava edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) e de homenagens ao brilhante dramaturgo pernambucano. Entre 15 e 18 de novembro deste ano, o evento irá apresentar parte da magia do teatro nacional e internacional, trazendo especialistas no assunto e nas suas vertentes, a partir do tema “A Vida é um Espetáculo”.


A homenagem a Nelson Rodrigues, fará da Fliporto 2012 um encontro ainda mais ilustre, uma vez que o trabalho do escritor, dramaturgo e jornalista dialoga, também, com outras artes. Sob a curadoria do escritor e advogado Antônio Campos, o evento tem como objetivo promover o intercâmbio literário, cultural, artístico e humanístico entre os participantes da iniciativa, já consolidada como a maior festa literária brasileira. Discute, ainda, os novos caminhos da literatura contemporânea, a ampliação do ramo editorial e o incentivo ao hábito da leitura.

             O curador da Fliporto escritor/advogado Antonio Ricardo Accioly Campos.

Muitos nomes de peso litarário/cultural engrandecerão a Festa, que tem coordenação literária do escritor e jornalista Mario Helio Gomes. Ruy Castro, que escreveu a biografia do homenageado da Fliporto, intitulada “O Anjo Pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues”, é uma das confirmações para o Congresso Literário da Fliporto 2012. O autor do livro “Inventário das Sombras”, o escritor e crítico literário José Castello, também irá compor a programação deste ano. Além desses, Mia Couto, Heloisa Seixas, Ana Maria Machado, João Almino e Sônia Rodrigues também já confirmaram presença no braço literário da 8ª Fliporto. O evento trará, ainda, o biógrafo britânico, Barry Miles, Robert Darnton, historiador cultural americano e estudioso do livro, e Cory Doctorow, jornalista e escritor canadense. O encerramento do Congresso Literário ficará por conta da Aula-espetáculo proferida por Ariano Suassuna, escritor e dramaturgo paraibano, radicado no Recife.

Novidades na Fliporto, chega a Pernambuco a E-Porto Party, I Feira do Livro Eletrônico, Inovação e Tecnologia em Educação do Nordeste, antenada com as tendências literárias no mundo virtual. Além do novo segmento, acontecerá a terceira edição do Prêmio TOC140, voltada para os internautas ligados em poesia e nas redes sociais. A oitava edição do evento contará, também, com a III Feira do Livro de Pernambuco, com exposição e comercialização de títulos; a Ecofliporto, braço ecológico que visa à preservação ambiental; e, por fim, a Fliporto Gastronomia, circuito que movimenta a rede de restaurantes e bares de Olinda. A Fliporto Criança, novamente, trará uma programação imperdível para os pequenos que frequentam a festa. A Fliporto Nova Geração, também comandada pelo escritor Antonio Nunes, por sua vez, trará as escritoras Cristina Villaça e Paula Pimenta, além de Alexandre de Castro Gomes e dos ilustradores Silvino e Cris Alhadef.

 Maria Bethania que declamará poemas na cerimônia de abertura da Festa Literária às 19:30h


A belíssima e talentosa atriz e escritora Christiane Torloni ganha noite de autógrafos do "Do Lobo à Loba", e dia 17 faz leitura dramática da peça "Boa Noite à Todos" de Edney Silvestre, que será dirigida por José Possi Neto.


O empresário e também ex-colunista social carioca Ricardo Amaral, um querido! confirmado na Fliporto 2012. Ganha sessão de autógrafos do seu livro "Vaudeville – Memórias", onde relata suas histórias, que são curiosíssimas e cheias de glamour!

Claudia Ohana e Lucélia Santos confirmadas na Fliporto. As atrizes, que já interpretaram Nelson Rodrigues no teatro, estão na programação deste ano. Neville de Almeida e Braz Chediack, diretores de cinema, também farão parte da mostra de cinematográfica da feira.

                    O cineasta Neville D'Almeida marca presença na Fliporto 2012.

 DJ Lala K vai botar todos pra dançar com a festa Odara Odesce, que acontece hoje dia 15, noite da abertura. 

                            Coordenador Executivo da Fliporto, Eduardo Cortes está de parabéns.

O belíssimo Sítio Histórico de Olinda, tombado como Patrimônio Universal pela Unesco, palco da Fliporto.

                                  Cidade do Recife, vista de Olinda.

                                   Pernambuco no mapa do Brasil.