sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AMY WINWHOUSE & THE HAWLEY ARMS::THE NEW LONDON PUB POINT.




Amy Winehouse em um dos vários shows que fez no The Hawley Arms Pub em Londres.

A região de Camden Town, longe do circuito turístico de Londres, virou point dos fãs da cantora inglesa Amy Winehouse, um anos após sua morte. Semelhante ao que acontece em Abbey Road, rua londrina que até hoje recebe gente tentando reproduzir a foto histórica dos Beatles, o bar The Hawley Arms, em Castlehaven Road, e a casa onde ela morou, em Camdem Square, viraram rota de "peregrinação" dos adoradores da artista, que buscam homenageá-la de alguma forma. Em setembro Amy completaria 29 anos.

Dois seguranças do lado de fora do pub, avisam a quem se aproxima: é proibido fazer fotos profissionais dentro do pub ou usar flash (mesmo com câmera de bolso). De acordo com um deles, a regra começou quando Amy ainda estava viva e passou a ser seguida por vários papparazzis, que se enfileiravam na porta do local à espera do próximo porre ou tombo da cantora.


"Amy estava sempre bêbada. Mas todos gostavam de tê-la aqui", contou o segurança.

  1.                                   The Hawley Arms Pub.


Todos são bem-vindos sem câmera e, de fato, o bar tem a "cara" da diva (ou ao menos corresponde ao imaginário dos fãs): é descontraído, tem cerveja a preço justo, conversa alta, é escurinho e tem música boa saindo das caixas de som a noite toda - além dos shows ao vivo de outros músicos, que aos fins de semana sobem ao palco a Diva Amy Winehouse se apresentou tantas vezes.

Atrás do bar, em uma prateleira, foi montado um pequeno altar, de onde uma boneca-Amy "assiste" aos garçons servindo pints de cerveja sem parar. No topo de outra parede, há uma foto autografada por ela, com um recado descontraído, em que recomenda aos clientes que conheçam a mesa de sinuca no andar de cima - onde também há um palco e uma sacada.


Um bartender do Hawley contou que o bar sempre foi movimentado, mesmo antes de Amy ficar famosa, mas após a morte dela, o pub passou a receber fãs sem parar. "Eu respondo umas três vezes por dia perguntas sobre ela. Vem fãs o tempo inteiro", contou.

A adoração dos fãs é notada até nas portas dos banheiros, e no teto e as paredes do corredor estão totalmente tomados por recados destinados à Amy, como "descanse em paz" ou "você faz falta", além de corações e desenhos - e o bar faz questão de deixá-los por lá.

                       A casa de Amy Winehouse em Camden Square.

A casa onde Amy morava e foi encontrada morta fica a 15 minutos de caminhada do pub, em Camden Square, e virou ponto frequentado por fãs e turistas.

Os pais de Amy colocou o imóvel à venda e retirou da frente do portão as flores que eram depositadas com frequência, mas no jardim logo em frente do local três árvores foram decoradas com fotos, flores, fitinhas, cadeados, e dezenas de recados escritos - e a maioria das cartas tinha data atual, o que deixa claro a rotatividade em torno do local onde morava Amy, que completaria 29 anos em setembro, se ainda estivesse viva.