sábado, 18 de agosto de 2012

FRANCISCO BRENNAND :: O GRANDE MESTRE DAS ARTES DO BRASIL.

                    
Francisco Brennand em foto de Helder Ferrer.

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu no Recife em 11 de junho de 1927, é um grandioso e espetacular escultor e artista plástico que desenvolve seu trabalho com diversos suportes, sendo mais conhecido pelo seu trabalho como ceramista. O seu atelier é maravilhoso, numa antiga fábrica da familia, que ele transformou em um espaço único no mundo, em meio à Mata Atlantica, e o caminho que faço para chegar lá, para mim é mágico, é libertador, é refrescante, é lindo e povoado de lembranças e risadas.

                                
 Auto-retrato como Cardeal Inquisidor - 1948.

           O atelier de Francisco é impressionante, ninguém sai indiferente, sai maravilhado.

                 
Praça concebida por Burle Max com enorme escultura de Brennand.

No seu ateliê no bairro da Várzea no Recife, podem ser observadas muitas de suas peças.

                   
Parque das Esculturas no Recife. Foto de Felipe Souto Maior.

Seu trabalho está espalhado pelo Brasil e o mundo, muitas vezes em lugares públicos, como o Aeroporto Internacional dos Guararapes no Recife, e no parque das esculturas, no bairro do Recife Antigo, nesta foto. Também fabrica cerâmicas para piso e construção.

                                   Oficina e atelier do mestre Francisco Brennand.

 Ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro, ilustrador, gravador. Inicia sua formação em 1942, aprendendo a modelar com o pernambucano Abelardo da Hora. Posteriormente, recebe orientação em pintura de Álvaro Amorim e Murilo Lagreca. No fim dos anos 1940, pinta principalmente naturezas-mortas, realizadas com grande simplificação formal. Em 1949, viaja para a França, incentivado por Cicero Dias. Freqüenta cursos com André Lhote e Fernand Léger em Paris, em 1951. Conhece obras de Pablo Picasso e Joán Miró e descobre na cerâmica seu principal meio de expressão. Entre 1958 a 1999, realiza diversos painéis e murais cerâmicos em várias cidades do Brasil e dos Estados Unidos. Em 1971, inicia a restauração de uma velha olaria de propriedade paterna, próxima ao Recife, transformando-a em ateliê, onde expõe permanentemente objetos cerâmicos, painéis e esculturas. Em 1993, é realizada grande retrospectiva de sua produção na Staatliche Kunsthalle, em Berlim. É publicado o livro Brennand, pela editora Métron, com texto de Olívio Tavares de Araújo, em 1997. Em 1998, é realizada a retrospectiva Brennand: Esculturas 1974-1998, na Pinacoteca do Estado - PESP, em São Paulo. Desde os anos 1990, são lançados vários vídeos sobre sua obra, entre eles, Francisco Brennand: Oficina de Mitos, pela Rede Sesc/Senac de Televisão, em 2000.

                                                Grande Floral - 1967.

Francisco Brennand inicia sua carreira como pintor e escultor no fim da década de 1940. Em seus quadros, pinta flores e frutos que parecem flutuar no espaço pictórico, realizados com linhas simplificadas e cores puras. Posteriormente, descobre seu meio de expressão na cerâmica, incentivado por obras de Pablo Picasso, Joán Miró e Léger, que conhece durante uma estada em Paris. Em 1971, reforma a fábrica de cerâmica de seu pai, próxima a Recife, então quase abandonada, transformando-a em um ateliê, que povoa de seres fantásticos, representados em relevos, painéis, objetos cerâmicos e esculturas.

     Lugar que inspira, cheio de mistérios e um ar puro que oxigena a imaginação.             

O artista trabalha a cerâmica não só com a forma mas também com a cor. Obtém uma grande quantidade de tonalidades por meio das variações de temperatura que atuam sobre os pigmentos durante a queima das peças.

                                            Arte em cerâmica.

As esculturas de Brennand apresentam o caráter de tótens, ou se relacionam a signos da tradição popular. Em muitas obras, apresenta criaturas aterradoras, monstros, seres deformados ou que revelam um caráter trágico. Algumas esculturas estão ligadas a rituais de fertilidade, de culturas arcaicas, apresentando um caráter fortemente sexual. Produz figuras que freqüentemente têm um aspecto trágico, cuja estranheza é acentuada pelo acabamento rústico.

                                  O artista em seus domínios no bairro da Várzea no Recife.

            Oníricos e intrigantes recantos, encantam o visitante na Oficina Brennand.

                                              Academia Brennand.
                                                        Adão e Eva.
                                               Cerâmica Francisco Brennand.

Oficina Brennand.


                                           O belo Francisco Brennand.

Divulgação: Helena Viktoria Brennand.
Fotos: Divulgação.