terça-feira, 5 de junho de 2012

VÊNUS TEM RARO FENÔMENO EM 05/06::SÓ OCORRERÁ NOVAMENTE EM 2117.



Existem duas formas mais comuns e seguras de acompanhar o fenômeno: com o uso de filtro astronômico ou projetando a imagem feita por um telescópio em uma superfície branca






Vênus é visto acima do horizonte. Na terça será possível ver um raro evento.

Esta imagem divulgada pelo observatório da Universidade de Porto Rico-Arecibo é um registro feito pelo satélite MTSAT no dia 21 de maio. Os pesquisadores faziam correções de cor no equipamento quando registraram a sombra da lua no nosso planeta.

O astronauta, a bordo da Estação Espacial Internacional, se diverte com a ausência de gravidade. O registro foi publicado no Flickr de Kuipers.


Vênus transita na frente do Sol em 2004, última vez que o fenômeno ocorreu. Na terça-feira, o fenômeno ocorre novamente. Quem perder poderá ver de novo se sobreviver até 2117. Veja a seguir imagens deste e de outros trânsitos no Sistema Solar.

 Vênus em frente ao Sol.

 Satélite registra a lua Io transitar em frente a Júpiter.

.
 Do ponto de visto do satélite Stereo-B, a Lua transita em frente ao Sol. O equipamento está a cerca de 1,6 milhão de km da Terra, o que significa que ele está 4,4 vezes mais longe da Lua do que nós e, portanto, ela parece 4,4 vezes menor. O registro, feito em 2006, só foi possível devido a um desvio feito na órbita de Stereo-B.

 Da Terra, fotógrafo registra o momento exato em que a Estação Espacial Internacional passa em frente ao Sol. O trânsito é o momento em que um corpo passa em frente ao outro do ponto de vista do observador.

 Mosaico mostra o fenômeno, mas desta vez é Mercúrio que passa pela frente da nossa estrela.

 Imagem de 2009 mostra o agora aposentado ônibus espacial Atlantis.

 O pequeno pontinho escuro na imagem é Mercúrio. Este registro foi feito por um astrônomo no Texas.

 Mercúrio e Vênus são os únicos planetas que vemos transitar o Sol - afinal, são os únicos que existem entre nós e nossa estrela.

Os trânsitos já foram utilizados para medir a distância da Terra ao Sol e o tamanho dos planetas. Hoje, o fenômeno é usado para descobrir exoplanetas (aqueles fora do Sistema Solar) - quando um deles passa em frente à sua estrela, ele causa mudança no brilho desta, e é quando os astrônomos descobrem que há algo lá. A imagem é uma ilustração do evento.

Filtro especial é usado para registrar o trânsito de Vênus em frente ao Sol, em Israel, em 2004. Na próxima terça-feira o evento ocorre novamente e quem perder este terá que viver até 2117 para ver de novo. Veja a seguir demais fotos do fenômeno quando ocorreu há oito anos.

Contudo, neste ano, no Brasil só poderão acompanhar o evento astronômico moradores do Acre, oeste do Amazonas e Roraima.

 Até mesmo câmeras digitais comuns podem ficar danificadas se o sensor for exposto diretamente ao Sol - além de não registrarem nada.

 É possível ver o fenômeno sem telescópio, mas vai ser difícil. O ideal é ter pelo menos um binóculo - sempre com filtro especial.

 Os cuidados para ver um trânsito são os mesmos de um eclipse.


Um telescópio do Observatório Las Palmas, nas Canárias, fez este registro que é tão preciso que mostra até a atmosfera de Vênus.


Este registro foi feito pelo astrônomo alemão Stefan Seip.


 Este registro é do satélite Trace, da Nasa. O último trânsito de Vênus antes de 2004 havia ocorrido em 1882.

.
O astronauta André Kuipers, a bordo da Estação Espacial Internacional, registrou a paisagem vulcânica da cordilheira dos Andes, no Chile