sexta-feira, 9 de março de 2012

SOL TEM A MAIOR TEMPESTADE EM 5 ANOS::AURORA BOREAL NO CANADÁ.

O sol teve sua maior tempestade em cinco anos, e enviou uma enorme onda de radiação na atmosfera da Terra, criando um brilhante show da aurora boreal perto de Yellowknife, capital dos Territórios do Noroeste do Canadá.
Alguns caminhoneiros que passavam pelas margens do Prosperous Lake, puderam apreciar o espetáculo noturno.
Yellowknife tem uma das melhores vistas do fenômeno no mundo.


A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes), ou luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.


 O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.


 A aurora boreal costuma ser de várias cores, num grande espetáculo visual, mas na grande explosão solar de ontem, as cores se resumiram ao verde.