sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SEXTA-FEIRA 13::SORTE CERTA!


Para mim o número 13 é de sorte, e penso que sexta-feira 13 só pode ser mais especial ainda. São dias raros e certamente trarão mais sorte.

As explicações mais conhecidas pelo temor que muita gente tem com a SEXTA 13, tem sua raiz na crença católica, mas também inúmeras outras na história.


No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e  Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.

A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na India, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda.

                       Trevo de quatro folhas, é considerado muita sorte encontrá-lo.

Na Espanha e na Grécia, o número também é visto como um mau agouro, mas o dia da semana que eles consideram ruim é a terça-feira. Para eles, terça é o dia da semana dedicado a Marte, deus romano da guerra, e ao sangue e violência que deram a ele o nome de planeta vermelho.
 
                      Olho grego, trevo de quatro folhas, pimenta, São Francisco, figas.


Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

                                                      Escapulários.


No Brasil, a data também é vista como um dia ruim graças a duas superstições diferentes. Uma relacionada ao número e a outra ao dia da semana. 
Os católicos afirmam que 13 era o número de presentes na Última Ceia (12 apóstolos e Jesus). E o 13º homem que chegou, Judas, teria traído Cristo. Com relação ao dia da semana, sexta-feira teria sido o dia da crucificação de Cristo, além do Dilúvio ter iniciado também nesse dia da semana.

Sal grosso, figa de madeira de Guiné, trevo de quatro folhas, ferraduras, Mão de Fátima, pimentas.

                                                    O poderoso alho.


Por via das dúvidas, proteja-se. O alho é um poderoso protetor contra a negatividade. Ou tenha Fé em Deus, no seu Deus, pois ele não nos abandona jamais.

Para mim pessoalmente, acho um dia muito especial e cheio de sorte. Tenho absoluta certeza que algo muito positivo vai me acontecer ainda hoje, e à voce que está lendo, também!